PRÓTESES REMOVÍVEIS

(19) 3894-1251

(19) 9 8132-9295

Próteses Removíveis

 

 

PRÓTESES REMOVÍVEIS

Os dentes desempenham funções essenciais para o funcionamento do organismo, sendo importantes na mastigação, fonação, respiração, além da estética do rosto. Quando um ou mais dentes são perdidos, as próteses dentárias assumem o papel de manter o equilíbrio dessas funções. De acordo com a quantidade de dentes perdidos o cirurgião dentista irá instruí-lo quanto ao tipo de prótese, material e custo envolvido. A substituição de dentes faltantes melhorará a sua aparência e o seu sorriso. Sem o suporte dos dentes e/ou da prótese, os músculos faciais decaem, fazendo com que a pessoa pareça mais velha.

As próteses dentárias removíveis são substitutas dos dentes perdidos que podem ser colocadas e retiradas da boca. Embora leve algum tempo para se acostumar com a prótese dentária e a sensação não ser a mesma dos dentes naturais, as próteses modernas têm aparência natural e estão mais confortáveis do que nunca.

As próteses removíveis também funcionam como uma forma provisória de reabilitação após a colocação de implantes sem carga imediata, durante o tempo necessário para a ósseo-integração, mantendo a função, harmonia e estética de seu sorriso.

Após a confecção e instalação da prótese removível, o paciente deve ser rigoroso com a sua manutenção. Toda prótese móvel possui um tempo de vida útil e este varia de acordo com o cuidado do paciente com ela. É fundamental uma boa higienização da prótese assim como dos demais dentes presentes na boca no caso das próteses parciais.

Essa prótese deve ser removida para higienização após as refeições. Também se fazem necessárias visitas de manutenção ao cirurgião dentista quando a mesma se encontra mal adaptada ou, principalmente, machucando, podendo gerar consequências negativas, chegando até a provocar a perda de demais dentes de apoio no futuro.

Quanto à adaptação, pode variar entre os pacientes, sendo que em todos os casos é necessário um tempo de adequação à nova prótese, por mais que o paciente já faça uso de alguma antiga.

As próteses removíveis se dividem em:

São divididas de acordo com a quantidade de dentes presentes na boca.
  • • Próteses totais: também conhecidas como dentaduras, nos casos de ausência total dos dentes da arcada e são apoiadas no tecido gengival;

  • • Próteses parciais: quando existem alguns dentes presentes, as quais possuem grampos, responsáveis pela retenção nos dentes remanescentes e apoiadas sobre estes dentes assim como da estrutura gengival.

Os materiais utilizados:

Quanto aos materiais utilizados, as próteses totais podem ser confeccionadas em resina acrílica ou em material termoplástico (flexível).

As próteses parciais podem possuir metal na sua estrutura e grampos. Quando existe a presença de metal, inclusive nos grampos, são associadas à resina acrílica. As peças que possuem metal na estrutura e grampos estéticos, da cor da gengiva ou dos dentes, são associadas à Poliamida e material termoplástico. Existem também aquelas livres de metal (mais estéticas), confeccionadas em resina acrílica, Poliamida (parcialmente flexíveis), e as Flexíveis, confeccionadas em material termoplástico.