ORTODONTIA - APARELHOS FIXOS
A Ortodontia é a especialidade, dentro da odontologia, relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais.
Por meio do uso de aparelhos fixos, promovem-se o correto alinhamento, nivelamento e engrenamento dos dentes, para proporcionar uma melhor função e distribuição das forças mastigatórias, protegendo todo o osso suporte e tecidos ao redor, além da Articulação Temporomandibular (ATM).
Com os dentes bem posicionados temos uma melhora na realização da higienização, tanto quanto do aspecto estético do sorriso. Sorrir é um gesto simples que gera significativo impacto positivo em toda e qualquer situação.
Assim como todo tratamento estético, o uso de aparelhos requer uma necessidade muito grande de cooperação do paciente quanto à higienização e aos cuidados com alimentos, principalmente os mais duros, pois a força da mordida humana é muito grande e ao morder um alimento mais consistente podemos quebrar alguma peça do aparelho, prolongando assim o tempo do tratamento.
Os tipos de aparelhos utilizados:
Aparelho Fixo Convencional: aparelho composto por peças (braquetes) que prendem o arco através de uma ligadura de borracha, podendo ser colorida ou não. Este aparelho pode ser metálico ou cerâmico (estético).
Aparelho Fixo Autoligável: aparelho mais avançado - os braquetes possuem uma “trava” (clip) que prende o arco, evitando o uso de elásticos para prendê-los, sendo somente para movimentação. Como a movimentação do dente possui menos atrito com o arco, ela ocorre mais rapidamente, possibilitando um tratamento mais curto do que aquele com o aparelho convencional, em que a ligadura de borracha gera um atrito maior. Este aparelho também pode ser metálico ou cerâmico (estético).