ESTÉTICA

(19) 3894-1251

(19) 9 8132-9295

Estética

 

 

ESTÉTICA - FACETAS

O sorriso é o seu principal cartão de visitas, como já dissemos. Ter um belo sorriso saudável é altamente valorizado, tanto em nossa vida pessoal quanto na profissional, sendo que em alguns casos, os dentes alinhados, com uma coloração e aparência saudável são fundamentais para um crescimento profissional, além de manter e melhorar a autoestima.

No entanto, por mais que o paciente cuide dos seus dentes mantendo uma boa higienização, talvez não esteja completamente satisfeito com a estética quer seja devido a um desalinhamento, à coloração, ao formato ou tamanho dos seus dentes.

Uma das maneiras de se corrigir esses incômodos são com as facetas de porcelana, pois são um meio rápido de conseguir um lindo sorriso, sendo muito indicado também para pessoas com dentes manchados, lascados ou com espaços.

As facetas dentárias são próteses de porcelana de diferentes espessuras, de acordo com a necessidade do paciente, as quais são coladas na frente dos dentes (conhecida como face vestibular), proporcionando uma aparência natural e atraente.

Mesmo as facetas sendo uma opção menos invasiva que as coroas, elas são um tratamento irreversível, pois existe a necessidade de um pequeno desgaste na estrutura dentária, de modo que sua colocação envolve uma importante decisão. Antes de o paciente e o seu cirurgião-dentista concluírem que o procedimento seja adequado para esse paciente, é importante obter as informações corretas sobre facetas, o custo e a melhor maneira de cuidar delas, aumentando sua longevidade.

Cuidados e materiais

As facetas dentárias devem ter sua higienização como se fossem dentes. Após cada refeição, o uso de fio dental e a escovação com creme dental com flúor ajudarão a remover resíduos de alimentos e placa bacteriana.

O material empregado na preparação das facetas é o dissilicato de lítio. Esse material apresenta mais resistência do que o das porcelanas convencionais, o que permite a criação de peças de variadas espessuras, algumas delas bastante finas. Por isso, esse material é também usado na confecção das lentes de contato dental, usadas com as mesmas finalidades das facetas odontológicas, porém com as características de serem mais finas.

São contraindicadas

As facetas são contraindicadas para pacientes com maus hábitos como roer unhas ou outros pequenos objetos (tampas de caneta, lápis), pacientes com bruxismo severo não tratado nem controlado, ou com higienização básica precária. Tudo isso reduz a vida útil das facetas, comprometendo o tratamento e prejudicando a saúde bucal e os efeitos estéticos desejados.