DENTÍSTICA RESTAURADORA
A Dentística Restauradora é a área da odontologia que, por meio das restaurações, trata das alterações dos dentes e tecidos circunvizinhos, ou seja, trata da doença cárie, suas repercussões sobre a estrutura dental e alterações de forma, textura e cor dos dentes, devolvendo ao paciente à saúde, e aos dentes a estética, função e anatomia.
A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie ou por uma fratura volte à sua forma e sua função normal. Quando o cirurgião dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que está deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração.
Ao fechar os espaços onde as bactérias podem se infiltrar, a restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior.
Os materiais utilizados
Para as restaurações podem ser ouro, porcelana, uma resina composta (restauração da cor do dente) e amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco). Atualmente o mais utilizado é a resina composta, devido, principalmente, à conservação da estrutura dental, pois a remoção ocorre somente no tecido cariado, conservando ao máximo tecido sadio.
Tratamento
Se a cárie ou fratura tiver danificado grande parte do dente, pode-se recomendar uma coroa ou um outro tipo de recobrimento.
A cárie que atingiu o nervo ou polpa pode ser tratada de duas formas: por meio do tratamento de canal (em que o nervo danificado é removido), ou de um procedimento chamado capeamento pulpar, que é o recobrimento da polpa, e tenta manter o nervo vivo, porém este último somente em dentes decíduos (de leite).
Apenas seu cirurgião-dentista poderá determinar se você tem uma cárie que precisa ser tratada. Durante uma avaliação, o profissional utilizará um pequeno espelho para examinar as superfícies de cada dente.
Qualquer aspecto que pareça anormal será, então, minuciosamente examinado com instrumentos especiais. Seu dentista poderá também fazer uma tomada radiográfica completa da boca ou apenas parte dela. O tipo de tratamento que o profissional irá escolher depende da extensão do dano causado pela cárie.