LASERTERAPIA
A palavra laser significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation que, em português, seria “luz amplificada pela emissão estimulada de radiação”, sendo uma fonte de luz com vários comprimentos de onda.
De maneira geral, aparelhos a laser podem ser classificados em duas famílias, conforme sua potência e sua ação nos tecidos, como: aparelhos a laser de baixa intensidade de energia (muito utilizados em odontologia devido à sua ação anti-inflamatória, analgésica e bioestimulante); e aparelhos a laser de alta intensidade de energia, (utilizados principalmente em cirurgias, por apresentarem potencial de corte).
Atualmente, devemos considerar o laser de baixa intensidade um auxiliar terapêutico indispensável aos consultórios odontológicos. A utilização do laser promove prevenção e recuperação mais rápida e menos dolorosa das sequelas de alguns tratamentos.
Aplicações do laser de baixa intensidade na Odontologia:
- Alívio da dor - promove o alívio de dores de diversas etiologias, dores de origem pulpar, dores nevrálgicas, dores em tecido mole, mialgias, dores de pré e pós-operatório, entre outras aplicações.
- Reparação tecidual - A fotobioestimulação por laser tem sido empregada de maneira bastante eficaz após tratamento de canal, lesões traumáticas, promovendo uma reparação tecidual mais rápida e com padrão de qualidade tecidual superior.
- Redução de edema ou “inchaço” e de hiperemia que seria o aumento da circulação sanguínea local (efeito antiinflamatório, antiedematoso e normalizador circulatório) – Indicado na aplicação do pós-operatório de procedimentos no campo da cirurgia oral menor.
- Hipersensibilidade dental - que está associada a uma dor aguda, súbita e de curta duração. A hipersensibilidade pode ocorrer durante ou após a restauração dental, pela retração da gengiva, e após o clareamento dental.
- Pacientes oncológicos - os benefícios da laserterapia na odontologia para pacientes oncológicos, constitui-se em um tratamento essencial na prevenção e tratamento da mucosite oral. Podendo ser usada isoladamente ou associada ao tratamento medicamentoso.
- Dores na articulação da mandíbula
- Paralisia facial
- Herpes simples (Herpes Labial)
- Herpes zoster
- Afta
- Alveolite - infecção ou a inflamação do alvéolo pós extração dentária.
- Nevralgia do trigêmeo - é uma dor de forte intensidade, basicamente tipo um choque ou um raio que ocorre na face das pessoas. É geralmente de curta duração, a dor vem e volta, e é considerada por algumas pessoas a dor mais forte que o ser humano possa sentir.
- Parestesia - são sensações cutâneas subjetivas (ex., frio, calor, formigamento, agulhadas, adormecimento, pressão etc.) que são vivenciadas espontaneamente na ausência de estimulação. Podem ocorrer caso algum nervo sensorial seja afetado, seja por contato ou pelo rompimento das terminações nervosas.
Clareamento: No campo de ação da estética, o laser pode ser usado para realização do clareamento dental, com a finalidade de ativar componentes fotossensíveis presentes no gel de clareamento, realizando ao mesmo tempo a parte terapêutica, diminuindo a sensibilidade pós tratamento. Trata-se de um tipo de clareamento realizado no consultório, necessitando de 2 a 3 sessões para conclusão do procedimento.