ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES
Muitas pessoas sentem alguns problemas com reflexos na boca como estalos, dores para mastigar, entre outros, e não sabem do que se tratam e, muitas vezes, nem onde procurar ajuda. Mastigação ruim ou só de um lado, mastigar com a boca aberta, dificuldade em triturar alimentos são alguns dos problemas que podem ser resolvidos pela Ortopedia Funcional dos Maxilares.
Responsável por solucionar desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares, alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular.
A ortopedia funcional dos maxilares (OFM) corrige as disfunções com um modo diferente de uso de aparelhos fixos, fazendo uso de aparelhos removíveis, que agem na parte superior e/ou inferior. Consiste em um tratamento para qualquer idade, porém que pode e deve começar o quanto antes, principalmente na dentição de leite, quando as necessidades são menores e os resultados são mais bem alcançados.
Esses aparelhos produzem estímulos na rede dos neurônios sensoriais da região bucal, que levam a mensagem até o sistema nervoso central que, por sua vez, responde remodelando estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais. Assim, a estética da face e as funções exercidas pela boca são restabelecidas, trazendo de volta o equilíbrio do sistema nervoso.
Sinais e sintomas observáveis e tratáveis pela OFM:
- • Apneia do sono, bruxismo (ranger de dentes durante o sono);
- • Apertar de dentes, barulho feito pelo maxilar durante a mastigação;
- • Dores de cabeça, zumbido no ouvido, dor de ouvido, dores na face ou nos maxilares;
- • Queixo saliente, dentes tortos, dentes apinhados, dentes da frente que não se tocam, dentes superiores da frente que cobrem os inferiores;
- • Dentes salientes ou queixo retraído, mordida cruzada atrás;
- • Lábios normais que se mantém abertos, língua entre os dentes da frente.
Esses e outros distúrbios são geralmente desenvolvidos por manias ou hábitos orais, os quais serão tratados como causa de origem da maior parte dos distúrbios citados aqui.