DENTÍSTICA - CLAREAMENTO
Dentes brancos e alinhados são fatores determinantes na estética facial e contribuem para o bem-estar pessoal e social. O clareamento dental é um dos tratamentos odontológicos mais solicitados pelos pacientes, a fim de melhorar a aparência do sorriso. O procedimento consiste em aplicações de géis à base de peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio que penetrarão através do esmalte do dente atingindo uma camada interna, chamada dentina, onde se depositam pigmentos de origem externa e interna.
Quais os cuidados a serem tomados para realização de um clareamento dental?
Antes de iniciar o procedimento de clareamento o paciente deve passar pela avaliação de um cirurgião dentista para saber da possibilidade de realizá-lo e se há necessidade de algum cuidado ou procedimento prévio. Serão avaliadas a higiene bucal, presença de cárie ou infiltrações, tártaros ou inflamações na gengiva, além da sensibilidade natural. Após esta avaliação o profissional indicará um método de clareamento mais indicado para cada paciente.
Por que os dentes são ou se tornam mais escuros?
As alterações de cor dos dentes são classificadas em dois grupos: as causadas por fatores extrínsecos e as causadas por influências intrínsecas, congênitas ou adquiridas. Quanto às alterações de cor extrínsecas, são muito frequentes, resultando geralmente do manchamento superficial dos dentes e provocadas, principalmente, pelo consumo abusivo de café, chá, chimarrão, alguns refrigerantes, presença de corantes nos alimentos, e pelo fumo.
Já quanto às alterações intrínsecas, estas são muito mais complicadas e difíceis de serem tratadas, podendo ser congênitas ou adquiridas, tais como problemas na formação do dente, doenças adquiridas pela mãe durante a gestação, trauma dental, má utilização de medicamentos entre outras. Elas são incorporadas diretamente à estrutura do dente e, geralmente, só podem ser removidas através do clareamento ou de procedimentos mais radicais que implicam no desgaste e/ou restaurações do dente.
Como ocorre o clareamento dental?
O procedimento de clareamento dental representa uma reversão química do escurecimento dentário, ocorre graças à permeabilidade do esmalte e da dentina e exige o íntimo contato entre agente clareador e os tecidos dentais mineralizados. Com a evolução da odontologia os produtos clareadores e suas técnicas de utilização se tornaram mais eficazes, e com isso o tratamento clareador se tornou um dos procedimentos estéticos mais executados, principalmente por ser um tratamento minimamente invasivo quando comparado aos procedimentos restauradores.
Quem não pode fazer o clareamento dos dentes?
O clareamento dental é contraindicado para gestantes, pessoas que apresentam acúmulo de placas bacterianas, tártaro ou inflamações na gengiva, pacientes com cáries ou restaurações mal feitas, pacientes com alegria à algum produto da fórmula e menores de 15 anos Estes são alguns dos motivos que reforçam a importância de se consultar com o cirurgião dentista antes de fazer um clareamento.
O clareamento torna os dentes mais saudáveis?
Não torna mais saudável, assim como não enfraquece ou prejudica, trata-se de um procedimento exclusivamente estético, não interferindo na saúde natural do dente. Dentes brancos causam uma boa impressão visual, melhorando a estética.
São três os tipos de clareamento realizados pela CORP:
1. Clareamento realizado no consultório: forma de clareamento onde o cirurgião dentista aplica um gel específico e utiliza o laser com a finalidade de ativar componentes fotossensíveis presentes neste produto e com a finalidade terapêutica diminuindo a sensibilidade pós tratamento. São necessárias de 2 a 3 sessões para conclusão do tratamento.
2. Clareamento realizado com moldeira: forma de clareamento onde após um molde preciso das arcadas do paciente e confecção de moldeiras de silicone próprias e adaptadas para essas arcadas, o paciente aplica em casa um gel específico da forma como foi orientado pelo cirurgião dentista. É fundamental o retorno semanal do paciente para avaliação do profissional quanto ao clareamento e principalmente ao risco de desmineralização do esmalte. A duração desta opção de clareamento é de 3 a 5 semanas.
3. Clareamento combinado (Mix): combinação das duas formas de clareamento, iniciando pelas sessões no consultório e continuando com as moldeiras em casa, sempre sob orientação e acompanhamento do cirurgião dentista.