PERIODONTIA
Periodontia (peri: em volta de; odonto: dente) é a área da odontologia que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento.
A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e a conservação da superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal. O periodonto sofre modificações com a idade e com alterações na normalidade do meio bucal.
Bactérias da placa bacteriana (biofilme dental), uma película pegajosa e incolor formada sobre os dentes, causam as doenças periodontais. Essas alterações patológicas do periodonto são chamadas de gengivite e periodontite.
Essas infecções afetam os tecidos que rodeiam os dentes e caracterizam-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e mais bactérias. A doença periodontal é uma das principais causas de perda de dentes em adultos.
Caso a placa não seja removida, ela pode endurecer e se transformar em tártaro (cálculo dental), que por sua vez facilita o acúmulo de mais placa. A escovação ou o uso do fio dental não remove o tártaro (cálculo dental); apenas um dentista poderá fazê-lo por meio de uma limpeza profissional.
Existem 3 estágios da doença periodontal:
Gengivite - Esse é o primeiro estágio da doença. É a inflamação da gengiva, causada pela placa bacteriana. O paciente poderá observar vermelhidão ou inchaço da gengiva ou até sangramento durante a escovação ou uso do fio dental. Nesse primeiro estágio, a doença periodontal pode ser revertida desde que o osso e os ligamentos periodontais, que seguram o dente no lugar, não tenham sido afetados.
Periodontite - Nesse estágio, o osso de apoio e as fibras que seguram os dentes no lugar estão irreversivelmente danificados. A gengiva começa a formar uma bolsa embaixo da margem gengival, que favorece o crescimento da placa. Um tratamento periodontal adequado e melhoria da higiene bucal normalmente ajudam a evitar mais danos à gengiva, aos tecidos de suporte e ao osso.
Periodontite avançada - Nesse estágio mais avançado da doença periodontal, as fibras e o osso dos seus dentes estão sendo destruídos, e isso pode fazer com que o seu dente se movimente ou fique mole. Isso pode afetar a sua mordida e a forma como o paciente se alimenta ou se comunica. Se o tratamento periodontal não puder salvá-los, os dentes deverão ter que ser extraídos.
De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), pesquisadores descobriram possíveis associações entre a doença periodontal e outros problemas de saúde graves. Se o paciente tem uma doença periodontal, ele poderá desenvolver com mais facilidade doenças como a diabetes, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. Mais pesquisas estão sendo conduzidas para examinar essas conexões.